CEL 9

   Esta animação, da autoria da Porto Editora e que serve de recurso ao manual adotado, poder-vos-á ajudar a esclarecer qualquer dúvida que ainda tenham. Depois, é só tentar realizar os exercícios da ficha de trabalho sobre verbos auxiliares (temporais, aspetuais e modais).






   Aqui está a ficha prometida e que tenta resumir o mais importante, e que devem obrigatoriamente saber, sobre os tempos e modos verbais. Espero que vos ajude a memorizar o que tanto teimam em não saber!




 

   Esta ficha de trabalho revê as subclasses dos verbos.





   Podem rever as regras de formação do plural dos nomes e dos adjetivos compostos. São sugeridos alguns exercícios que podem realizar e, depois, comparar com as propostas de correção.






   Aqui estão as soluções do caderno de gramática. Boa sorte e estudem o máximo que puderem!








    Este PPT, da autoria da Areal, explica muito bem a matéria sobre o pronome pessoal em adjacência verbal. Tem também exercícios com a respetiva proposta de correção.







     Esta ficha pretende relembrar os superlativos irregulares e os graus dos adjetivos. As soluções serão publicadas no dia 6 de janeiro.







   Publico a proposta de correção da ficha acima apresentada.







     Aqui está a ficha de gramática que aproveitei para rever, no 9.º ano, o pronome pessoal em adjacência verbal, a conjunção e o advérbio. A proposta de correção está no final do documento.








ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DO 9.º A



  • Realizar a ficha gramatical sobre as conjunções e as orações (só consultar as soluções no final, nada de fazer batotice);




  • Ver os vídeos da Escola Virtual sobre esta matéria e que a seguir se publicam;

Orações Coordenadas
















Orações Subordinadas


































  • Ler as páginas 308 a 310 do manual, com atenção, e realizar os exercícios propostos nas páginas 310 a 312 (as soluções só serão publicadas na quinta-feira, para que possam corrigir o que fizeram).


Por agora, é tudo! Quinta-feira voltaremos a comunicar. Entretanto, se houver dúvidas, escrevam-me! 



     Ora aqui estão as soluções dos exercícios gramaticais das páginas 310 a 312 do manual. Não se esqueçam de alterar o que estiver incompleto ou errado. Sejam responsáveis.








     Aqui fica mais uma animação da Escola Virtual, sobre as orações adjetivas relativas.
   Logo a seguir, consultem o PowerPoint sobre a mesma matéria gramatical. Se quiserem, tirem apontamentos para o caderno. Assim, também se aprende!
















      Este PowerPoint vai ajudar-te a rever a matéria sobre as frases ativas e passivas. Se quiseres, podes tirar apontamentos para o teu caderno.
     Logo depois, publico a ficha de trabalho sobre esta matéria que deves descarregar e cujos execícios deves fazer no caderno.























Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.