6.º ano

  
        Devem registar os dados pedidos sobre Ondjaki no caderno. Não se esqueçam de registar também os países de língua oficial portuguesa.






   Os alunos de 6.º ano que estiveram a estudar a obra Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, numa adaptação de John Lang, já podem consultar as respostas ao guião de leitura incluído no Caderno de Educação Literária.





   Como a tarefa de expressão oral deste período tem por base um conto dos irmãos Grimm, aqui fica uma pequena biografia dos autores e algumas sugestões de textos a trabalhar.






   A propósito do estudo de contos dos irmãos Grimm, fomos revendo algumas categorias da narrativa. Na ficha informativa que se segue, podem encontrá-las explicadas de forma clara e acessível. O objetivo é que compreendam esta matéria e que não restem dúvidas para o próximo teste.





 
    Hoje, estivemos a estudar mais detalhadamente as lendas e, no final da aula, registámos as características deste tipo de texto e também dos contos tradicionais. Quem faltou à aula, pode consultar essa informação na ficha que a seguir se publica.





   
   Para os alunos que hoje não estiveram presentes na aula, aqui ficam as soluções da ficha de trabalho que analisamos. A obra intitula-se Ulisses e é da autoria de Mª Alberta Menéres. Não se esqueçam de copiar tudo com cuidado e atenção!





 
   Aqui fica um pequeno resumo das aventuras e desventuras do herói grego, retratado na obra Ulisses, de Mª Alberta Menéres.






   Disponibilizo duas fichas sobre a obra Ulisses, de Mª Alberta Menéres: uma aplica as categorias da narrativa ao texto estudado, outra destaca alguns recursos expressivos utilizados pela escritora. Espero que ajude...








 
   Para aqueles que se encontram a estudar o texto dramático, esta ficha informativa poder-vos-á ajudar a fixar as principais características do mesmo.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.